Climatização

Sistemas de climatização eficientes com reduzidos consumos energéticos e elevados Coeficientes de Performance, ou seja, uma excelente relação entre energia elétrica consumida ou absorvida e correspondente energia térmica gerada. Uma adequada climatização tem influencia direta nas condições de conforto, aliando-se diretamente à redução de fadiga, melhoria da qualidade de serviço e aumento da produtividade.

A climatização constitui-se como uma solução de conforto e promoção de ambientes interior saudáveis, podendo ser percecionada como um investimento nessas áreas ou, numa lógica de solução integrada, como uma aplicação do retorno económico e energético proporcionado por outras soluções Minato.

ALTERNATIVAS EFICIENTES DE AQUECIMENTO E ARREFECIMENTO

Sistemas de recuperação de energia térmica de processos industriais;

Redução da exposição a risco de incêndios e explosões;

Otimização da temperatura em espaço industrial;

Promoção da produtividade industrial, através de um ambiente interior confortável e saudável.

CONFORTO EFICIENTE!

As soluções de climatização Minato são ajustadas e dimensionadas de acordo com a tipologia e necessidade de cada cliente, com o objetivo de potenciar as características da instalação, a interligação com outros sistemas eficientes e estabilizar temperaturas da forma mais eficiente, cómoda e rápida possível.

Ar Condicionado

O principio de funcionamento do ar condicionado assenta na transferência de calor de um meio para o outro. No caso do arrefecimento o calor é retirado do ar interior para o exterior e em aquecimento regista-se o processo contrário. O sistema consiste na instalação de uma máquina no exterior e de um ou mais equipamentos no interior do espaço a climatizar.

Dotados de elevados Coeficientes de Performance, os sistemas de ar condicionado dimensionados pela Minato, visam o tratamento de variáveis do ambiente interno como a temperatura, a humidade, a limpeza e a correta distribuição de ar pelos espaços de uma residência, escritório ou industria.

Existe ainda a possibilidade de utilizar um sistema VRF (Volume de Refrigerante Variável), no caso de superfícies de maior dimensão. Este sistema centralizado pode ter até 64 máquinas internas.

Para além do dimensionamento do projeto de ar condicionado e ventilação e sua posterior instalação, a Minato propõe ainda planos de manutenção ajustados à tipologia e necessidades e do cliente e sistema em causa



  • Indústrias


  • Empresas/Instituições


  • Particulares

Bombas de Calor

As bombas de calor extraem a energia do meio envolvente, utilizando-a para o aquecimento eficiente de água ou espaços interiores. Trata-se de um sistema mecânico responsável pelo transporte de calor e não pela sua geração.

Estes sistemas são passíveis de interligação com diversos outros equipamentos de climatização, sendo especialmente ajustado ao funcionamento em conjunto com o solar térmico para aquecimento de águas sanitárias e/ou piscinas.

Beneficiando de uma acentuada eficiência (por cada kW de energia produzem 3 a 5kW de calor), as bombas de calor constituem-se como um investimento fiável, tecnologicamente bastante flexível, com períodos de retorno curtos e economias energéticas na ordem dos 70%.

A Minato dispõe ainda das mais recentes bombas de calor reversíveis capazes não só de fazer a transferência de calor, como também de fazer o arrefecimento de espaços, mediante as necessidades do cliente em cada momento.



  • Indústrias


  • Particulares

Caldeiras a Biomassa

As caldeiras a biomassa produzem energia de baixo custo através de combustível renovável, usualmente serrim e estilha provenientes da indústria da serração e resíduos da exploração florestal, com valores restritos e controlados de humidade, resina e água.

A sua alta densidade resulta num grande poder calorífico. Os pellets que alimentam as caldeiras são de dimensões compactas e de fácil armazenamento, não estando sujeitos à subida dos preços dos combustíveis fósseis, como o gás e o gasóleo.

A Minato aconselha a instalação de biomassa para substituição direta de outras caldeiras cujo funcionamento é baseado em energias fósseis. Se pretende ainda a máxima poupança e eficiência, opte por um sistema combinado de energia solar e biomassa – o aquecimento ambiente é feito pela caldeira, enquanto que as águas sanitárias são aquecidas pelo painel solar, sendo apoiadas (sempre que necessário) pela caldeira de biomassa.


Indústrias
Particulares


  • Indústrias


  • Particulares

Piso Radiante

Existem duas tipologias de pisos radiantes: o sistema de piso radiante elétrico consiste num conjunto de resistências elétricas instalado por baixo do pavimento, tendo como finalidade o aquecimento de um espaço. Estes equipamentos são compatíveis com quase todos os tipos de revestimentos.

Alternativamente, também existem sistemas de piso radiante a água cujo principio de funcionamento é o de uma rede tubos onde a água é aquecida entre 35 e 40ºC, o que permite uma significativa poupança energética no aquecimento de um determinado espaço. Neste caso, para além do aquecimento é também possível fazer refrigeração de espaços.

Constitui-se como um sistema muito confortável e estético sobretudo para aquecimento do ambiente residencial. Os sistemas oferecem uma resposta rápida, de apenas alguns minutos, evitando o sobreaquecimento, o desperdício de energia, enquanto se consegue uma distribuição de temperatura mais adequada.



  • Particulares

QUERO SABER MAIS!

Nome

Email

Contacto

Localidade

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.