Fotovoltaico

Um sistema fotovoltaico consiste na produção de energia elétrica através do aproveitamento e conversão da radiação solar.

O produtor de energia solar consome ou injeta na rede pública a energia produzida pelo seu sistema durante 25 ou mais anos, estando disponíveis várias possibilidades quer em termos de configuração técnica, quer em termos de otimização financeira, que permitem melhor adequar o sistema ao perfil e objetivo do cliente.

APROVEITE O SEU TELHADO PARA PRODUZIR ENERGIA

A Minato propõe ao seu cliente sistemas fotovoltaicos equipamentos com garantias de origem alargadas e acompanhamento do rendimento do projeto ao longo da sua vida útil, beneficiando do seu envolvimento em projetos de escala.

RENTABILIDADE MUITO ELEVADA E VIDA ÚTIL DE 25 ANOS

Redução do valor final da fatura de eletricidade;

Promoção da autonomia energética através de energia altamente fiável;

Monitorização e identificação do cliente com o seu perfil de consumo;

Aproveitamento do mais elevado índice de radiação solar da Europa.

UPAC (Unidade de Produção em regime de Autoconsumo)

A poupança gerada por uma Unidade de Autoconsumo tem por base a economia de energia da rede pública. Caso o sistema fotovoltaico não absorva a totalidade da energia produzida, o produtor tem a possibilidade de vender o excedente à rede pública.

A energia proveniente de uma UPAC é preferencial e instantaneamente injetada na instalação de consumo, daí que seja de fulcral importância o correto dimensionamento do sistema, tendo em conta o regime e perfil de consumo do cliente, de forma a otimizar a poupança direta em detrimento da venda do excedente à rede pública.

O autoconsumo fotovoltaico promove a distribuição e descentralização ao nível dos sistemas produtores de energia, contribuindo para a redução de custos de transporte e distribuição. O produtor, conhecendo melhor o seu perfil energético, ficará mais alerta para eventuais melhorias ao nível dos comportamentos e consumos, otimizando os recursos endógenos.



  • Indústrias


  • Empresas/Instituições

Sistemas com Armazenamento (Autoconsumo)

Os sistemas de produção de energia solar com armazenamento são em tudo idênticos às UPAC mais tradicionais, acrescentando à instalação a propriedade de armazenar a energia excedente em baterias fotovoltaicas.

Apesar de se constituir com uma solução adaptada às empresas, os sistemas com armazenamento estão direcionados ao cliente particular energeticamente consciente e que deseja ver a sua taxa de autonomia e independência energética ser ainda mais elevada.

Mantendo a ligação à rede pública, o produtor beneficiará do desenvolvimento tecnológico na área do armazenamento de energia para utilizar a energia produzida durante o período diurno nos seus consumos noturnos.

Autoconsumo FV com baterias

Notas:
Preços incluem IVA à taxa legal em vigor.
Instalação sob consulta.



  • Particulares


  • Empresas/Instituições

KITS FOTOVOLTAICOS (Autoconsumo)

Os kits fotovoltaicos são sistemas pré-definidos tecnicamente para produção de energia solar, especialmente pensados e desenhados para o particular ou para o pequeno comércio. Constituem-se como propostas chave-na-mão, incluindo todos os equipamentos e respetiva instalação.

Os kits de produção solar beneficiam da legislação recentemente lançada para promover a produção descentralizada de energia renovável, tornando todo o processo muito simples e imediato. A instalação destes sistemas modulares é também muito fácil e rápida, não causando transtorno ao produtor.

Autoconsumo FV sem baterias

Notas:
Preços incluem IVA à taxa legal em vigor.
Instalação sob consulta.



  • Empresas/Instituições


  • Particulares

UPP (Unidade de Pequena Produção)

O modelo de Unidade de Pequena Produção é aquele em que a energia produzida pelo sistema fotovoltaico é totalmente injetada na rede pública. A remuneração da energia produzida é feita através de um incentivo definido em leilão e válido para um período de 15 anos.

O pagamento sobre a energia injetada na rede é realizado mensalmente, sendo que este modelo está mais ajustado à industrias de grande dimensão com espaço disponível para instalação física e grande capacidade negocial sobre o preço kWh do fornecimento de energia.

Existe a possibilidade de aceder a um regime remuneratório mais apetecível para produtores que possuam veículo elétrico ou tomada para carregamento do mesmo e para quem disponha de um sistema solar térmico ou caldeira a biomassa.



  • Indústrias

QUERO SABER MAIS!

Nome

Email

Contacto

Localidade

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.