Exploração do “novo” petróleo em Portugal

Para muitos o lítio é o “Petróleo Branco” e Portugal, desde há alguns anos, que está na mira de grandes empresas que se dedicam à sua extração.

O ano passado, a empresa australiana Dakota Minerals, foi notícia por ter já atividade na prospeção de lítio para baterias em Trás-os-Montes. A empresa confirmou que em Portugal existe uma das maiores reservas de lítio da Europa. No final do ano, contudo, o assunto chegou ao tribunal!

O lítio tem uma enorme importância na economia do mundo, tanto no presente como no futuro, e Portugal está entre os países com grandes potencialidades na extração deste minério.

Nesse sentido, conforme deu a conhecer o secretário-geral do Observatório Internacional de Recursos Minerais, Vítor Correia, à TSF, o lítio é uma matéria-prima cada vez mais necessária para o funcionamento de dispositivos de alta tecnologia, nomeadamente os automóveis.

“Há muitas formas de produção de energia verde, mas carecem sempre de um modo de armazenamento, a bateria. A Europa percebeu que, se não investisse nas matérias-primas necessárias para a produção de baterias, colocaria em risco alguns setores industriais importantes, nomeadamente a indústria automóvel.”

Artigo completo Pplware

Foto: Bingham Canyon. Mina a céu aberto em Utah, Estados Unidos.