Solar Térmico

O principio de funcionamento de um sistema solar térmico baseia-se na conversão da radiação solar em energia térmica, através de coletores solares. Nesses coletores circula um fluido cuja função é a de transportar a energia produzida até ao local de armazenamento da água quente.

Para além das exigências legais em vigor, os sistemas de solar térmico proporcionam retornos do investimento cada vez mais curtos e taxas de autonomia da produção solar cada vez maior. O apoio ao solar térmico poder-se-à fazer diretamente através da resistência elétrica ou da interligação com um outro sistema complementar.

O solar térmico poderá ainda ser uma mais-valia para determinados usos industriais em que é necessária a produção de água a temperaturas mais elevadas.

ÁGUA QUENTE
GRATUITA

A Minato propõe ao seu cliente o sistema solar térmico mais ajustado ao perfil de utilização e necessidade do cliente, dimensionando ainda o apoio mais adequado, de forma a tirar o máximo rendimento técnico e financeiro do seu equipamento.

MELHOR RENTABILIDADE FINANCEIRA PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA

  • Energia térmica gratuita e de simples instalação;
  • Redução das emissões de CO2;
  • Vida útil bastante alargada e manutenção bastante reduzida;
  • Aproveitamento de um recurso natural inesgotável e abundante em Portugal;
  • Tecnologia largamente difundida para produção descentralizada de energia térmica.
Aviso 25 - Eficiência Energética nos Edifícios

Termossifão

O depósito situa-se junto aos coletores solares, instalados no telhado do edifício em questão. O aquecimento do fluido presente no interior dos painéis, torna-o menos denso e fá-lo subir para o depósito, num processo natural, contínuo e ininterrupto, pelo menos enquanto houver radiação solar suficiente.

Esta solução, para além de ser por norma mais económica que a Circulação Forçada, tem também a vantagem de ser mais autónomo e menos sujeito a avarias ou outros danos em acessórios e peças auxiliares. É obrigatória a interligação com uma unidade de apoio.

O sistema de termossifão, para além de ser de instalação muito simples, não necessita de consumir energia elétrica para garantir o aquecimento de água.



  • Indústrias


  • Empresas/Instituições

Circulação Forçada

O depósito acumulador situa-se no interior do edifício e o principio de funcionamento é o do aumento da temperatura do fluido existente nos coletores que, através do controlo de uma bomba circuladora, será transportado para o depósito assim que atingir certa temperatura.

Os sistemas de circulação forçada são bastante versáteis, tendo potencial de interligação quer com equipamentos de climatização como caldeiras, piso radiante ou ventiloconvectores e são uma ótima solução para, combinados com uma bomba de calor, fazerem o aquecimento de piscinas.

Para além de ter uma amplitude funcional maior, o sistema de circulação forçada permite um efetivo controlo sobre a instalação e o seu depósito vertical independente potencia o efeito de estratificação, enquanto se encontra mais protegido de condições meteorológicas adversas.



  • Empresas/Instituições


  • Particulares

KITS SOLAR TÉRMICO

Os kits de solar térmico são sistemas pré-definidos tecnicamente para produção de energia solar, especialmente pensados e desenhados para o particular ou para o pequeno comércio. Constituem-se como propostas chave-na-mão, incluindo todos os equipamentos e respetiva instalação.

Os kits para aquecimento de água beneficiam da legislação que atualmente promove e, nalguns casos, obriga à instalação de sistemas solares térmicos em edifícios novos. A instalação destes sistemas modulares é também muito fácil e rápida, não causando transtorno ao cliente.



  • Empresas/Instituições


  • Particulares

QUERO SABER MAIS!

Nome

Email

Contacto

Localidade

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.